Acerca


O que é ?

O Lado Negro da Web é um site que colecciona uma série de links para outras páginas e sites. Poderá encontrar no Lado Negro da Web algumas preciosidades que se encontram na Web, desde o mais polémico site até à mais imbecil página, catalogados em várias secções de acordo com o conteúdo que retratam.

Por que existe?

O fluxo de informações a nível abundância e diversidade na Internet, assim como a propagação e partilha de conhecimentos (sejam eles quais forem), não deve, nem pode ser combatido, sob pena de quem o tentar fazer ficar irremediavelmente ultrapassado e obsoleto na evolução da espécie humana.
A censura arbitrária exercida por fornecedores de Internet é comum, e muitas vozes são caladas sem apelo nem agravo. Neste próprio momento em que lê este texto alguma página linkada pelo Lado Negro da Web poderá não existir mais, vítima desse amordaçar cobarde apenas porque era incómoda.

O Lado Negro defende esta diversidade de pensamento e partilha de conhecimentos via Web como base de uma sociedade mais iluminada e inteligente. A censura apenas tem produzido estagnamentos e retrocessos da cultura e sociedade humana e se alguma vez esta for implementada na Web o seu único resultado será a morte da Internet como via de conhecimento.

O que defende?

A informação é um direito e por isso cabe a cada indivíduo zelar que esse direito seja acessível a todos, mesmo que para isso tenhamos que suportar abusos. O conhecimento em si é inócuo mas a sua essência pode ser alvo de aplicação de juízos de ética e moral. Cabe à nossa consciência apurar entre o benéfico e o supérfluo, entre o ignóbil e o necessário. Nunca poderemos impor barreiras a qualquer tipo de informação, sobe pena de impormos aos outros os pensamentos que defendemos, impedindo a existência de uma sociedade plural, impondo um regime e pensamento único que tantas vezes na história se revelou um enorme pesadelo.

Todos aqueles que seguem regularmente o Lado Negro da Web sabem que o projecto não é de fácil digestão, e ao contrário do que uma primeira análise ao site possa revelar, este não retrata apenas o âmago do tal ”lado negro” presente na Internet, mas prática sempre um convite à reflexão, debruçando-se sobre as alterações de comportamento sociais e filosóficos que o ser humano se confronta na 3ª vaga – a tal Era da Informação. A Revolução em curso não é passível de ser parada. Tentar colocar obstáculos à partilha de conhecimentos na Internet apenas pode abrandar um facto já consumado.

Lembrem-se que se dados ou informação transmitidos forem prejudiciais o seu dano é menor que o da IGNORÂNCIA.

Desde quando existe?

O Lado Negro da Web começou por ser uma homepage pessoal nos fins de 1997 que se tornou a pouco e pouco numa página com relativo sucesso graças à sua irreverência com que defendia um dos princípios base da grande mais-valia que a Internet trouxe à Humanidade : a liberdade de expressão.

Foi só em 16 de Março de 1998 que o Lado Negro da Web assumiu exclusivamente a sua actual postura, deixando definitivamente alguns traços de página pessoal para se tornar num site dedicado ao activismo on-line.

Ao longo da sua existência o Lado Negro da Web foi alvo de muitas críticas e lutou contra uma série de adversidade (desde a suspensão da página até a graves avarias técnicas e curtos períodos de inactividade), mudando várias vezes de aspecto gráfico. Contudo nunca deixou de existir ou mudou o seu rumo, sendo sempre fiel aos seus princípios: a luta contra a censura. Na sua existência o Lado Negro da Web recebeu também elogios, tendo sido recomendado inclusivamente em alguns meios de comunicação.

Para que serve?

O Lado Negro da Web é um site que questiona a sua própria existência, buscando sempre algum tema polémico no intuito de revelar, a quem pare para pensar um pouco, os benefícios do Direito da liberdade de expressão na Internet. Não advogando de nenhum ideal, a não ser a liberdade de expressão, o Lado Negro da Web actua a nível pedagógico para uma experiência enriquecedora para a massa cinzenta de cada um. Por isso é importante ler este aviso pois não se destina a pobres de espírito.

Como se usa?

Escolha uma secção no qual se encontra o tema que procura. Em seguida leia atentamente as descrições de cada hiperlink e caso algum lhe chame a atenção clique no título e abrir-se-á uma nova janela onde poderá ver esse site ou página. Caso não saiba como classificar aquilo que procura dentro das várias secções do Lado Negro da Web, pode usar o motor de pesquisa interno que o pode auxiliar a encontrar o hiperlink em questão.

Como posso participar?

Toda ajuda é bem-vinda e não é necessário ter grandes conhecimentos em informática ou Internet para dar o seu contributo. Para participar na construção e manutenção do Lado Negro da WEb basta apenas que advogue dos nossos princípios e queira dar um pequeno contributo: alguma da sua atenção e tempo.
O primeiro passo é fazer o seu registo no nosso fórum. Todos serão bem-vindos e todas as formas de ajuda serão poucas.

Posso pedir que me ajudem?

Sempre que nos é solicitada ajuda através do nosso fórum tentamos responder. Sempre que precise de algum tema que se possa enquadrar no Lado Negro da WEb e não encontre, tentaremos dar uma ajuda e reponderemos aos tópicos em primeira-mão alguns resultados. Lembramos que o Lado Negro da Web não dá assistência de Hardware ou Software nem o vamos auxiliar a cometer qualquer tipo de ilegalidade ou crime… Por isso esqueça pedidos de “cracks”, descodificadores ou “desbloqueamentos” ou onde comprar algum tipo de químico.

E se eu achar este site revoltante?

Está no seu direito e respeitamos a sua opinião. Infelizmente só lhe podemos sugerir uma coisa: esqueça que o Lado Negro da WEb existe deixando-nos em paz, não voltando cá. Afinal a opção é inteiramente sua…


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *